07 julho, 2011

Birds Are Indie

Birds Are Indie são Jerónimo e Joana. O próprio nome denuncia o estilo, a banda indie de Coimbra têm crescido e na sua vontade de percorrer o país chegaram até Viseu. Era a primeira vez que a sua música estava agendada para estes lados, desta feita no Lugar do Capitão, um bar que muito tem feito pelas boas noites culturais na cidade, seja com concertos, mas também exposições, workshops, etc.
Apesar da hora mais tardia do concerto, era ainda dia quando Jerónimo e Joana chegavam ao seu destino. Feitos os cumprimentos iniciais e já com as coisas algo delineadas estávamos num bom caminho para começar as gravações. Primeiro escolheram-se os temas e depois os instrumentos. Há que fazer referência à quantidade de instrumentos que o dueto trouxe, alguns feitos por eles mesmos, outros que são claramente para crianças, mas que Birds Are Indie aproveitam e reciclam de forma muito delicada nas suas músicas.
Depois de um ténue aquecimento percorremos as várias salas do Lugar do Capitão até que o Musiquim descobriu o sítio ideal, naturalmente fora do palco, para as melodias dos Birds Are Indie: Joana sentada numa cadeira de barbeiro ao fim de um corredor e, ao lado, Jerónimo em pé, com a guitarra. Depois acrescentou-se o detalhe da revista dos Nirvana e a música estava pronta para fluir. Os resultados apresentam-se hoje.
Para conhecerem e ouvirem um pouco mais do trabalho desta banda visitem o seu bandcamp, mas não deixem de conhecer as sua cassete (que reúne os dois EP's editados nos dois lados da cassete e nos recorda essa velha tradição de trocar o lado quando o outro termina).