08 março, 2013

Erica Buettner

A cantautora chegou à cidade particularmente cedo - ainda a tempo do almoço. A noite anterior fora fria, e o sol que fez pela manhã, precipitou a viagem. Almoçou, acompanhada por João Vaz Silva, naquele dia no papel de road manager. Pouco depois o Musiquim iria ao seu encontro.
Com tempo de sobra, optámos por passear um pouco pela cidade antes de qualquer gravação. Foi nesse primeiro contacto que ficámos a saber que a afinidade de Erica Buettner com Portugal já não é curta. Faz dois anos que a americana se mudou para cá, apaixonada, e desde então divide os seus concertos por vários pontos da europa. No entanto, Viseu ainda lhe era desconhecido. "It's very beautiful" - ia repetindo, enquanto passeávamos pelo centro histórico... "I had no idea".
O avançar da tarde foi trazendo algumas nuvens negras. Decidimos então ir até ao Museu Grão Vasco. Seria ali que gravaríamos. O Museu, o segundo mais visitado do país em 2012, aceitara cedo nessa semana a proposta do Musiquim e sugeriu até um local onde a Erica poderia interpretar as suas canções: junto ao quadro "Camões e as Tágides", de Columbano Bordalo Pinheiro. A obra de arte, de 1894, foi adquirida pelo primeiro director daquele Museu, Almeida Moreira, a custo de grande esforço pessoal. Afinal, é uma daquelas peças que crescemos a ver nos manuais de História. A sua grandeza impõe-se não só pela história e virtuosismo artístico, mas também pelas suas dimensões. Era o local perfeito. Ali Erica podia ser mais um elemento daquela pintura, talvez outra tágide inspiradora.
No local, os preparativos foram curtos. Um banco, tirar o banjo e a guitarra dos respectivos sacos, desfazermo-nos dos pesados casacos e alguns retoques na maquilhagem. Todos a postos.
A música ia começar e assim foi: Under the Radar fez estremecer todos os presentes, a voz de Erica vibrava pelas salas de forma tão doce quanto arrepiante. Visitantes e parte da equipa do Museu pararam para escutar, atrás das câmaras. "Ela deve ser muito conhecida, não é? Canta mesmo bem", alguém comentava.
Pelo fim do primeiro tema já a cantautora tinha conquistado novos fãs. O segundo tocou-se à guitarra. No Land's Man é música capaz de inspirar qualquer artista daquela e de outras casas. Faltaram apenas os aplausos, que a casa era tímida.
Terminada a intervenção para o Musiquim, aproveitámos o resto do tempo para uma visita ao Museu, que bem merece ser visto, e houve ainda tempo para comer uns viriatos deliciosos – bendito doce típico viseense.
Aos curiosos, podem escutar “True Love and Water”, o primeiro e único álbum até ao momento de Erica Buettner, na sua página oficial.

ou no Youtube: Under the Radar | No Land's Man