21 abril, 2013

Pequenas janelas para o passado

Tudo começou há mais de um ano atrás quando o Musiquim entrou em contacto com o Paulo Pinto Silva, Professor de Marketing e Publicidade na Escola Superior de Educação de Viseu. Na altura procurávamos novas formas de promover o projecto e falar com quem ensina o assunto pareceu-nos um passo natural. Dessa conversa saímos com uma bela surpresa. Ficaram prometidos os esforços para que o Musiquim fizesse parte do plano curricular do terceiro ano de Publicidade e Relações Públicas daquela Escola. Prometido e cumprido.
Meses depois, o Musiquim era oficialmente o primeiro "cliente" exterior a criar uma parceria com a Escola e a integrar-se naquele curso. Era a oportunidade ideal para os alunos tirarem o pulso ao mercado real, trabalhando com objectivos e consequências concretas.
O desafio, durante um semestre, foi desenvolver uma estratégia de comunicação que ajudasse a promover e divulgar todo o trabalho que tem vindo a ser feito com as mais de 30 bandas que reunimos. Os resultados foram variados e os melhores seriam aplicados por nós. Esta é a primeira dessas concretizações.

Uma ideia original de Sofia Correia, Paula Morgado e Vanya Silva, os QR Codes podem ser verdadeiras janelas para o passado. Tal como códigos de barras, mas acessíveis a todos os que tiverem um telemóvel com aplicação para os ler, estes códigos dão acesso imediato aos conteúdos que pretendemos. A ideia destas alunas foi colocar um código único em cada sítio em que o Musiquim fez uma intervenção. Imagine-se. Quem passar pela Chapelaria Confiança e ficar curioso pelo código que está na montra, irá ver o pequeníssimo concerto que Vitorino Voador ali deu.

Em quase tantas localizações como as bandas cá participaram, Viseu tem agora um pequeno portal para o seu passado musical nas ruas. Por isso, se virem este código de barras, deixem-se conquistar pela curiosidade.