27 setembro, 2013

Filho da Mãe

Depois de uma passagem por Viseu em Junho, durante os "Jardins Efémeros", onde o Filho da Mãe conquistou Viseu inteiro, o Musiquim já não o tirou debaixo de olho. A energia em palco, a melodia rica e preenchida cativou o Largo São Teotónio que se encheu para o ouvir e deste lado só esperávamos por uma nova oportunidade de o encontrar por terras de Viriato. Para nosso espanto esse momento chegou bem mais cedo o que antecipávamos.
O motivo foi a Feira de S. Mateus, que com um programação variada, deu espaço a este projecto. Ora, com a ajuda da Cadeira Amarela, conseguimos chegar até Rui Carvalho, o guitarrista filho da mãe. Dois dedos de conversa e a simpatia do compositor saltaram à vista. Rapidamente não só se disponibilizou a participar como alterou os seus horários para o tornar possível.
Cumpridor, o Musiquim foi ao seu encontro. Depois de quatro horas de viagem - autocarro desde Lisboa - a sede fez com que parássemos numa esplanada, à sombra. Conversou-se um pouco do que faríamos, das impressões positivas de Viseu e de outros sítios que deixaram marcas semelhantes.
Refrescados, caminhamos até à rua Direita. Nós de câmara de vídeo e tripé na mão, ele com a guitarra às costas. A rua em si já não é estranha às nossas surpresas, mas as Fazendas Nandita ainda não haviam conhecido o nosso arrojo. Lá dentro fomos recebidos pela Dona Maria, sempre atrás do balcão. Estava à conversa com um amigo, mas não te problemas em ceder um pouco do seu tempo para escutar o Filho da Mãe. Os preparos foram rápidos. A guitarra saltou do saco em segundos e as afinações nos ouvidos de quem percebe atingem velocidades supersónicas. "Não Te Mexas", foi o tema do álbum Palácio que Rui Carvalho interpretou. Os dois ouvintes ficaram impressionados com a música que saia daquela guitarra. Houve também que parasse junto à porta para escutar mais de perto, mas tão rápido quanto começou o tema acabou e demos por nós de regresso ao carro.
Como ainda tínhamos alguns minutos, escolhemos refugiar-nos na fonte da Santa Cristina para um segundo tema. Chama-se "Mali Provisório", mas só recebeu título há uns minutos atrás, precisamente por este ser o primeiro registo da música e só agora existir a necessidade de dar nome à composição. Está dado. E tudo pode ser visto em vídeo.

O projecto de Rui Carvalho conta apenas com um álbum editado "Palácio", mas a sua qualidade é inegável. Actualmente esgotado, está na calha a edição de um segundo disco para breve, descobre mais na página oficial do Filho da Mãe.

ou no Youtube: Não Te Mexas | Mali Provisório