02 novembro, 2013

Tranglomango

O dia apresentou-se chuvoso, mas as acção não acontecia na rua. Viseu, no Sábado de 2 de Novembro, recebeu a segunda edição do TEDxViseu, na Pousada de Viseu, e o Musiquim foi um dos convidados.
Embora até gostemos de falar, decidimos deixar a função de speaker para os verdadeiros pensadores e, ao invés, invadimos o coffee-break da manhã com aquilo de que mais gostamos: música.
Os nossos parceiros no "crime" foram os Tranglomango. Esta banda viseense tem dado nas vistas pela sua abordagem moderna às cantigas tradicionais, no entanto não se limita a vestir de novos sons as cantigas de outrora e avança para algumas criações originais. Será com uma mistura das duas que, brevemente, se estrearão em disco.
Voltando ao dia. Ainda uma hora faltava para a intervenção e já alguns elementos da banda começavam a chegar. Ricardo, o acordeonista, foi o mais pontual. Também se revelou o mais acertado na hora de se recordarem dos acordes, afinal sempre houve tempo para um pequeno ensaio. A troca de palavras, sempre controlando o tom para não incomodar a sala ao lado, foi muitíssimo divertida. Este é um grupo cheio de energia positiva e a isso também ajudam as pequenas. A Jasmim e a Olívia são filhas da contra-baixista Ana Bento e uma alegria de ter por perto. Rapidamente passou a hora. Os instrumentos estavam afinados. É hora de deixar a sala de ensaio.
Se é verdade que nada foi feito às escondidas, também é a verdade que muito pouco foi anunciado com antecedência. Assim, a surpresa na sala foi geral. Sentados na plateia e com "Cantiga Bailada" a banda tornou aquele momento de amena conversa único para que os escutou.

Podem seguir todas as novidades sobre a banda na sua página de facebook.

ou no Youtube: Cantiga Bailada