09 dezembro, 2013

Nome Comum

Sem tempo para descanso numa altura em que lançam o seu novo álbum, os "Nome Comum" não têm parado de percorrer Portugal.
No último fim-de-semana a banda visitou Viseu para um pequeno showcase, mas antes entrou em contacto com o Musiquim. A mensagem era simples: desafia-nos. Nós desafiámos. Com um frio de rachar fomos à procura de um local aconchegado que pudesse receber música vezes quatro. Encontrámos o sítio ideal na Confeitaria Amaral, que embora possa ser uma das mais pequenas em Viseu, é com certeza também uma das mais saborosas. O cheiro de bolos acabados de sair do forno iriam dificultar a tarefa aos músicos, mas a simpatia dos donos da casa convenceu-nos. Assim foi.
Escrevemos: "Rua Alexandre Lobo, na Confeitaria Amaral", para que viessem ao nosso encontro. Do outro lado, a Madalena, pianista, respondeu-nos: "Estamos a caminho". Meia hora depois e sem ninguém à vista percebemos que algo correra mal, o GPS enganou o quarteto e levou-os para fora da cidade. Corrigido o erro lá conseguimos finalmente encaixar a banda na confeitaria.
A surpresa com os prémios Guinness, um para "Maior Boroa Trambela do Mundo", outro para o "Maior Pão com Chouriço", espantou os músicos, mas não os distraiu. O tempo de montagem de todos os instrumentos foi estranhamente curto, considerando a sua quantidade e tamanho. Parece que já é uma rotina bem oleada. Nesses momentos deu ainda para ficar a conhecer um pouco mais dos "Nome Comum". Por exemplo, a semelhança entre os narizes da Madalena e do Bernardo não é pura coincidência, são irmãos. Não se estranha por isso que partilhem a mesma boa voz.
Sem perder tempo passámos aos temas. Primeiro "Alentejar", a região tornada verbo, e depois "Cuco", tema que dá nome ao álbum de estreia.
Numa sessão com vários espectadores-por-acaso, os "Nome Comum" acabaram por chamar a atenção de quem entrou para comprar doces e ficou para escutar uma música. "Muito bom, pá!". Ouviu-se no final da canção. Fizeram-se fãs e como se isso não bastasse para todos sairmos regozijados, a Confeitaria ainda ofereceu, a cada um de nós, uma pequena caixa recheada de doçuras. Vai ser impossível não voltar.
Deixando estes doces de parte e focando-nos na delícia que os temas da banda nos trazem, convidamo-vos a visitar a página oficial para descobrir tudo.

ou no Youtube: Alentejar | Cuco