01 março, 2018

Luís Severo

Simplifiquemos e digamos que Luís Severo chegou a Viseu com dois álbuns lançados, o mais recente com o seu próprio nome, o outro, "Cara d'Anjo", surgiu em 2015. No entanto, entre EP's, canções criadas espontaneamente e outras que, por uma razão ou por outra, passam anos na gaveta, as músicas deste cantautor são bem mais do que aquelas que arrumou em disco. Tudo isto importa dizer porque, desafiado pelo Musiquim, Luís Severo aceitou participar em tempo record e, melhor ainda, foi a essa tal gaveta de canções para nos trazer "Voltas". A bem da verdade este tema não é novo, mas a sua versão despida de outros instrumentos é única. Para além dela, ainda fomos brindados com "Ainda é Cedo" e "Lábios de Vinho", mas comecemos pelo princípio.

Fomos encontrar Severo a terminar o seu soundcheck no Carmo'81, onde iria tocar nessa noite. É uma tarde de sábado e à entrada disseram-nos que os bilhetes eram poucos, a lotação já ultrapassava a centena. Bons presságios. Quando o cantautor terminou ou seus ajustes sonoros brindou-nos com um sorriso largo, um aperto de mão e um pedido de desculpas desnecessário. "Podemos ir, estou à vossa disposição", disse.

Para ir, o nosso plano passava por entrar nas artérias mais antigas da cidade, foi o que fizemos. O percurso foi pequeno, mas a conversa com Luís Severo revelou-se estranhamente natural. A sua música já nos era familiar, é certo, mas o seu à vontade é envolvente. Ficámos a saber que tem família por perto, que mesmo à distância sentiu a dor sofrida pelos incêndios do último ano, que da música de Viseu conhece, antes de mais Galo Cant'às Duas e Moullinex. "Mas Moullinex já é do mundo", acrescentou.

Só parámos no topo de uma escadaria. Anoitecia e embora alguns candeeiros se acendessem, a luz teimava em escassear. Afinou-se a guitarra num instante, instalou-se o microfone e filmamos. Estes são os momentos que se contam por vídeos. Ainda assim, acrescentamos que foram momentos especiais estes que partilhámos. O trabalho de Luís Severo é de uma honestidade rara e foi isso que se refletiu nesta canções e depois no concerto no Carmo'81. A postura sem artifícios cativou o público que se deslocou para o ver. "Toca Nita", disse alguém no público. "Nita?" - retorquiu Severo "É das canções mais difíceis para mim. Os meus amigos dizem que é a minha canção de que menos gostam, então eu fui gostando cada vez menos. Mas é fixe ver que tu gostes! Assim fico mais contente. Vou cantar então." E cantou.

Essas e outras canções estão na sua página, encontrem-no lá.